quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"A menina que não gostava de ler" de Manjusha Pawagi


Uma história muito bem contada…

     Era uma vez uma menina que ia a andar pela casa e ouviu um baralho. Foi lá ver e quando chegou ao local estava o seu gato empolgado em cima de uma montanha de livros

     Ela disse logo com grande sobressalto:

     - Sai daí!

     De repente o gato salta e aquela grande montanha de livros transformou-se numa avalanche. Lá foi a menina e o gato «pelos livros adentro».

    Quando se recompôs da queda, estavam muitos animais à volta dela, todos eles falavam, todos lhe perguntavam o mesmo.

     - Lês-nos um livro? – disse o lobo entusiasmado por ver um humano.

     - Sim, mas não costumo ler muitos livre os! – disse ela.

     Então lá passaram a tarde a ler até que um dos animais disse:

     - Temos de ir, não podemos ser descobertos ! – disse o coelho um bocado assustado.

     - Não por favor! – pediu ela com uma voz muito triste.

     - Temos de ir, mas lembra-te, lê mais livros, para quando voltarmos nos contares uma história nova, nós somos só fruto da tua imaginação, pensa em nós e nós estaremos sempre lá para ti! Tens imaginação, usa-a! – disse o coelho.

Poucos minutos depois …

- Então filha, a ler? Tu ? – disse a mãe

- Sim mãe, agora não posso…

FIM
Adaptação de R. R. do 6º E

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A biblioteca de turma do 6º A

Posted by Picasa

A última gota




 "Um rapaz chamado Gregg, uma personagem engraçada e divertida, que continua a escrever a sua vida num diário. Um livro que pode dar muitas ideias em composições. É também muito divertido!"

"O banana que gosta de andar na cozinha com o robe da mãe."


F. P.  & T. F. - 6º A


 "Um rapaz que escreve o que acontece no seu dia-a-dia. Conseguimos perceber o que é um diário, nem que seja num jogo de basquetebol."

R. E. - 6º A

Guia para adolescentes


 "O tema é a adolescência. Os cuidados que as raparigas devem ter com a higiéne, as mudanças do corpo, a maquilhagem, como preparar uma viagem...sempre ao estilo da famosíssima Betty Boop. Este livro presta conselhos, dicas opiniões, podendo-nos ajudar."

J. F. - 6º A

Leopoldina

 "Sete personagens, durante a época natalícia... De repente, toca a campaínha! O que se terá passado para a Leopoldinha ter se der corajosa? Um livro com muita emoção e aventura."


6º A

Ulisses de Eduardo Silva

Spiderwick , o livro fantástico


 "Um livro misterioso em que se descobre a sorte dos ratos..."

D. L. - 6º A

Biblioteca de turma do 6º E

Posted by Picasa

O Ulisses de Joana Costa

Troia:
     Era uma vez Ulisses, Penélope, Telémaco, Circe, Tiresias, Minerva, Ciclope e Eolo, o rei dos Ventos.

     Num lindo dia de manhã, o Ulisses estava em guerra com Tróia à mais de 10 anos, e foi então que achou que já estava na altura de pensar em alguma coisa que acabasse com a guerra.

     Foi então que, de tanto pensar, lembrou-se de construir um enorme cavalo, o Cavalo de Troia.

     No dia seguinte, os troianos acharam esquisito estar ali tal coisa e começaram a dizer:

    - Queima-se, destrói-se e vamos oferecer este cavalo ao nosso rei”.

     E foi então que ao chegar à aldeia de Troia, Ulisses e os seus companheiros abriram uma grande porta que estava numa pata do cavalo e saíram disparados a atacaram os troianos.

     Depois de muitos anos tinham-nos derrotado finalmente.

A ilha do ciclope Polifemo:

     Quando Ulisses começou a remar no seu barco houve uma grande tempestade que destruiu o seu barco e Ulisses ficou então adormecido na areia da praia da ilha do ciclope.

     Foram dar uma volta e encontraram-se com um ciclope, fugiram dele, mas acabaram por voltar para a sua gruta. Os companheiros de Ulisses encontraram-no também e ao verem-no começaram a gritar.

     O ciclope já tinha comido nove homens e o Ulisses começou a perguntar ao ciclope como e que ele se chamava e o ciclope respondeu que se chamava Polifemo.

     Mas o ciclope começou a eriçar-se e foi então que o Polifemo perguntou a Ulisses o seu nome, Ulisses respondeu que se chamava Ninguém.

     O Polifemo ficou irritado com Ulisses que naquela noite gritou tão alto que os outros ciclopes foram ter com ele e perguntaram-lhe:

     - O que se passa contigo, Polifemo. E o Polifemo respondeu:

     - Ninguém quer matar-me, Ninguém quer matar-me!

     No dia seguinte, quando o Polifemo se preparava para ir pastar as suas ovelhas, os companheiros de Ulisses fugiram debaixo das ovelhas, mas Ulisses fugiu debaixo de um carneiro velho que era o que o Polifemo gostava mais. O carneiro demorou a sair e o Ulisses acabou por cair, mas acabou por fugir à mesma.

A ilha de Circe:        

     Ulisses e os seus companheiros, depois de chegarem à ilha de Circe procuraram comida, mas Ulisses começou a construir algumas peças do seu barco que se tinham estragado, os seus companheiros encontraram uma bonita mulher chamada Circe que adorava transformar humanos em porcos.

     Foi o que aconteceu aos companheiros de Ulisses e já preocupado foi a procura deles. Apareceu um amigo dele que lhe deu uma erva, «a erva da vida» que fazia com que qualquer feitiço não o afectasse.

     De repente encontrou a Circe que lhe lançou muitos feitiços mas nada resultou. Resolveu, então, devolver os companheiros e pediu-lhe que visitasse a ilha dos Infernos e falasse com o sábio e velho Tirésias, que lhe ajudaria no percurso ate Ítaca, mas que ao passar pelo mar das sereias colocasse nos ouvidos cera, porque o canto das sereias era muito perigoso.

O mar das sereias:

     Quando chegaram ao mar das sereias os companheiros de Ulisses colocaram a cera nos ouvidos como Circe tinha recomendado.

     Ulisses disse que queria ouvir o seu canto, e que se alguma coisa lhe acontecesse, o amarassem ao mastro principal do barco.

A ilha dos Infernos:

     Quando chegaram à ilha dos Infernos, Ulisses procurou o sábio Tirésias.

     Quando o encontrou perguntou-lhe em que luar poderia encontrar Ítaca, mas o velho Tirésias disse que ele tinha de encontrar, o Eolo, o rei dos ventos.

     Ulisses agradeceu a Tirésias e no caminho de regresso encontroou a mãe dele que lhe contou que a Penélope tinha vários pretendentes, e que quando acabasse com a teia que estava a tecer, ia casar, mas o que ninguém sabia, era que ela a desfazia todas as noites.

A ilha do rei Eolo:

     Esta ilha do rei Eolo é uma ilha diferente de todas as outras, pois é a ilha dos ventos.

     Quando Ulisses chegou encontrou-se com Eolo que lhe queria oferecer um jantar em sua honra, mas Ulisses disse que não podia pois queria encontrar o caminho de regresso para Ítaca. O rei Eolo ofereceu a Ulisses um saco com todos os ventos e todas as tempestades fortes menos uma, o Zéfiro, uma brisa suave que era boa para os marinheiros.

O regresso a Ítaca:

     Quando Ulisses chegou a Ítaca logo vestiu um fato de mendigo.

     Foi ter com o seu filho, o Telémaco, que estava em casa de um amigo seu.

     Ulisses disse-lhe para não contar à sua mãe Penélope que já tinha chegado, pois ele tinha um plano para acabar com os inimigos.

     Então Ulisses conteve as troças que lhe diziam, pois o único que o reconheceu foi o seu velho cão que acabou por morrer de saudades.

     Quando Penélope o viu mandou lavar-lhe os pés e quando a sua empregada viu num dos seus joelhos uma grande cicatriz que Ulisses tinha...

     Ulisses, no outro dia, tirou o seu disfarce de mendigo e com o seu arco derrotou os inimigos, vivendo assim muito feliz com a sua família.

     E é assim que acaba a história de Ulisses, o herói das mil astúcias.

O Diário de um banana... e o meu

 
 "A vida de um rapaz que entra para uma escola preparatória e tem várias aventuras ao longo do ano letivo. O Greg é uma personagem divertida e engraçada que gosta de fazer partidas. Uma obra com muita imaginação."


T. D. - 6º A

"Contra os micróbios, lutar, lutar..."

 
 "Um livro sobre quem descobriu como salvar o nosso corpo dos microorganismos. Impressionante a história do Joseph Meister, uma vez que foi mordido catorze vezes por um cão com raiva. Será que a vacina que tomou no laboratório de Pasteur salvou o Joseph?"

6º A


Já agora, o título do livro não faz lembrar algo relacionado com a República Portuguesa?



Prof. Gonçalo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LER + HISTÓRIA: Estórias da História

     No âmbito da iniciativa Ler+História: Estórias da História que promove a leitura e debate de excertos da coleção História de Portugal inseridos no Plano Nacional de Leitura. Um país a nascer: primeiros povos das autoras Paula Cardoso Almeida (texto) e Carla Nazareth (ilustração) foi o título apresentado aos alunos do quarto ano das turmas Q e P da Escola Básica do 1º Ciclo do Poceirão.

     Nos objetivos gerais, pretende-se promover o gosto pela leitura, a reflexão e o espírito crítico na procura do conhecimento e o estimulo à criatividade.

     Esta atividade visa promover a articulação de conteúdos entre os vários ciclos do Ensino Básico no que concerne à área da História  e Geografia de Portugal, promovendo o interesse pelo património histórico e cultural, enquanto ojetivo específico.

    Pretende-se que os alunos desenvolvam o trabalho em equipa e promovam novas formas de aprendizagem, dos conteúdos. A leitura de excertos da obra tem como finalidade potenciar a curiosidade e o interesse pela temática.

    Foi um momento na partilha de opiniões entre os alunos e as professoras Helena e Elizabete, onde foi recordado o momento que antecede a formação de Portugal. Os povos que habitaram a Península Ibérica antes da formação do Condado Portucalense.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como realizar um trabalho de investigação?


    
Um trabalho de investigação está dividido em três partes:

a) Introdução;

b) Desenvolvimento;

c) Conclusão.


Ainda antes de escrevermos a introdução devemos fazer uma pesquisa. Para fazer a pesquisa devemos preencher a Ficha de Recolha da Informação. (Podes fazer download em http://www.slideshare.net/goncasilva/ficha-de-recolha-de-informao.)

Os livros que pesquisamos devem ser mencionados no final do nosso trabalho. Ao conjunto de documentos pesquisados para a realização de um trabalho chamamos bibliografia.
 

Introdução

Na primeira parte do nosso trabalho escrevemos os objetivos do mesmo.


Desenvolvimento

Na segunda parte do nosso trabalho escrevemos as ideias fundamentais sobre o assunto. Poderá conter algumas imagens como ilustração.


Conclusão
Na terceira e última parte do nosso trabalho escrevemos o que nós aprendemos com a realização do mesmo.


As páginas do trabalho devem ser numeradas à exceção da capa, índice, bibliografia e da contracapa.

A Turma do 5º B

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto Ler + Ciência


A Biblioteca Escolar está a desenvolver o Projeto Ler + Ciência com os alunos do 4º ano do 1ºciclo. Este Projeto pretende promover a articulação de conteúdos entre ciclos no que se refere à área das Ciências, incentivar os alunos para a prática das Ciências Experimentais, bem como, motivar os alunos para a leitura e procura de informação, em particular, no âmbito das Ciências Naturais.
Nas atividades experimentais desenvolvidas pretendeu-se que os alunos reconhecessem diferentes processos que ocorrem na Natureza, nomeadamente, no que respeita ao ciclo da água.







terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Plano de Educação para a Saúde


No âmbito do Programa Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas José Saramago, coordenado pela Professora Ana Martins de Ataíde, a enfermeira Vânia Carvalho do Centro de Saúde de Palmela, membro da equipa da Saúde Escolar do município esteve no passado dia dezassete de janeiro, terça-feira na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas José Saramago com a turma E do sexto ano de escolaridade.
Foi uma conversa agradável, com a interação de todos os envolvidos, nomeadamente professores e alunos sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo, sobretudo com a nossa alimentação. A senhora enfermeira apresentou um PowerPoint com imagens bem ilustrativas sobre a obesidade, a bulimia, e também falou sobre o bem que fazemos quando temos boas práticas, como o andar a pé e comer de uma forma equilibrada sem excessos. (Podes fazer download em http://www.slideshare.net/goncasilva/hbitos-promotores-de-sade-sade-escolar) A intervenção da senhora enfermeira terminou com um jogo sobre o que devemos e o que não devemos fazer para preservar a nossa saúde.