Mostrar mensagens com a etiqueta 6º ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 6º ano. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
"Quando o clima perde a cabeça"
"O CLIMA PERDE A CABEÇA``
QUANDO ANDA MALUCO, E DEPOIS COMEÇA A CHOVER TORRENCIALMENTE SEM
PARAR, E AS CASAS FICAM TODAS DEBAIXO DE ÁGUA...
J. M. - 6º E
Para mim «o clima perde a cabeça» quando, por exemplo, no inverno há chuvas e quedas de granizo tão fortes que
provoca enormes inundações, o vento arranca os telhados das casas e leva os
carros arrastados... No verão o sol provoca tanto calor e provoca muitas secas em todo o
mundo, deixando as pessoas sem água para beber, para cozinhar, para tomar banho...em casa, porque na praia é outra coisa!
T. M - 6º E
"Quando o clima perde a cabeça" é uma expressão utilizada que quer dizer que o clima é
perigoso em certos momentos. Isto tudo é por culpa dos humanos, porque poluímos os mares com o petróleo, a terra
com o lixo e o ar com o fumo dos carros. Ora com isto tudo o que fazemos
ao planeta provoca inundações, chuvas torrenciais, ciclones, secas…
E ainda mais, o aumento da temperatura está
relacionado com isto tudo. Centenas de pessoas morrem, dezenas de milhares de
pessoas sem abrigo , as fábricas deixam
de funcionar, as plantações ficam dizimadas, casas destruídas …
Se queremos resolver estes problemas os cidadãos do
planeta têm que se apressar, sobretudo os habitantes dos países
industrializados. O caminho é longo mas possível.
S. C. - 6º E
Para mim
quer dizer que o clima fica «desorganizado». É uma
forma de dizer que vai haver mau tempo, ou vai chover muito e acontecer trovoadas, ou
vai fazer muito sol que pode fazer mal às pessoas, mas a chuva também não faz bem a ninguém...só às culturas!
Temos de ter
cuidado com o clima, ele pode ser mau ou bom.
T. P. - 6º E
sábado, 19 de novembro de 2011
Quando o clima perde a cabeça...
"Quando o clima perde a cabeça significa os temporais e as tempestades que acontecem um pouco por todo o planeta, tal como aconteceu na Madeira."
J. C. - 6º E
«Quando o clima perde a cabeça» é uma expressão utilizada para demonstrar o quanto perigoso pode ser uma tempestade. Isto tudo é por nossa culpa. Nós (os humanos) poluímos os mares com o petróleo, a terra com lixo e o ar com o fumo dos carros...
S. C. - 6º E
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Estórias da História
O projeto “ Estórias da História” é uma atividade inserida no Plano Anual de Atividades da biblioteca e coordenado pela docente Margarida Sá Almeida , tem como objetivo geral, a promoção da leitura de obras aconselhadas pelo Plano Nacional de Leitura e, criação de um espaço dinamizador de partilha de leitura e discussão de momentos da história de Portugal e do mundo .
Defendemos o ambiente de tertúlia, construído pelos alunos, numa perspectiva interdisciplinar e numa lógica transversal de ciclos.
No dia 25 de Outubro entre as 16:40 e 17:25h, o 6ºD esteve no espaço da biblioteca no âmbito do projeto “Estórias da História” num momento de discussão e análise da obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto., com leituras em voz alta de excertos desta literatura de viagem, próxima do que se poderia chamar crónica de viagem ou diário, com relatos das expedições dos descobridores portugueses. É o livro de viagens da literatura portuguesa mais traduzido, tem por base, inevitavelmente o episódio do Velho do Restelo, d'Os Lusíadas de Luís de Camões, e do Auto da Índia, do dramaturgo Gil Vicente.
No dia 15 de Novembro das 16:40 às 18:10h o 6ºD e o 6ºE trabalharam excertos da obra “ O Dia do Terramoto “, através da leitura partilhada e discussão de conteúdos de História e Geografia de Portugal no âmbito do período Pombalino
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Recontar a história do "Isqueiro Mágico"
Assim, a bruxa convenceu o soldado a descer pela raíz da árvore.
Depois de descer, o soldado Jaime, com uma chave, conseguiu abrir uma porta e descobriu um tesouro.
A bruxa rabuxa lançou um feitiço contra o soldado. O soldado ficou muito pensativo por não ter conseguido ficar com o tesouro.
Quando chegou à sua cabana vestiu o seu uniforme de reserva e olhou para a arca de ouro que a bruxa ainda não tinha roubado.
Lá resolveu partilhar o tesouro com todos os seus vizinhos que mais precisavam de ajuda."
Ca. Ca. - 6º E
Um soldado e pêras !
Certo dia, um soldado encontrou uma bruxa.
A bruxa, vestida com o seu chapéu e tradicional manto preto, queria ficar rica.
Assim, a bruxa convenceu o soldado a descer
a floresta.
Depois de descer, a bruxa Tombaleu
tentou lançar um feitiço ao soldado.
Quando o apanhou , despiu-o e roubou-lhe o
dinheiro. O soldado Elias ficou de roupa interior e
triste .
Quando chegou à sua
cabana vestiu o seu uniforme de reserva e olhou para a arca de ouro que a bruxa
ainda não tinha roubado.
O soldado decidiu dar algum dinheiro aos
pobres e ficar com o resto.
R. R - 6º E
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Uma pequena história sobre a biblioteca...
A biblioteca organizou uma atividade para descobrir quem lia mais livros durante um mês.
Todos os alunos tentavam ler o mais possível.
Mas, existiam uns alunos que não gostavam de ler, e gozavam com outros que liam. Imaginem o espanto que esses alunos tiveram quando a professora coordenadora da biblioteca entregou uma P53 ao aluno vencedor.
Os alunos que não gostavam de ler apanharam logo uma vontade de ler...
C. C. - 6º E
domingo, 9 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Continuação das aventuras do naúfrago da "Peregrinação" de Fernão Mendes Pionto
Depois de mendigar de porta em porta, com muito pouco do que tinha, viu um senhor ao andar pela rua. O senhor muito gentil comigo levou-o para sua casa.
O naúfrago, depois de estar confortável, explicou a sua viagem.
- A minha viagem foi a descoberta de novas terras, mas não correu bem, pois uma tempestade levou-nos até uma ilha - explicou o náufrago - ficámos lá três dias e vivemos muitas aventuras.
Mais tarde, conheceu uma bela rapariga, a filha do senhor gentil, e teve filhos e uma família.
R. S. - 6º E
sábado, 1 de outubro de 2011
Frases soltas...a partir das palavras escondidas
"O meu professor de Língua Portuguesa ensina-me muitas coisas."
"O Fernando Pessoa era um poeta muito importante."
"Na biblioteca há muitos livros."
"Nos livros há muitos exercícios para fazer antes dos testes."
"O maior tesouro do mundo são as crianças."
"Há livros de vários temas, uns mais interessantes que outros."
"Cada disciplina, normalmente, tem um professor."
"Cada livro tem o seu tesouro."
"O Professor é uma pessoa que transmite bastantes conhecimentos aos alunos."
"Ulisses é um mito grego representado na Odisseia."
"Na minha sala de aula, todos vamos aprender."
"Um professor é a pessoa que nos ensina e ajuda a crescer."
"A biblioteca é um local onde se pode encontrar enúmeros livros para estudar e fazer pesquisas."
"Ulisses é o nome de uma obra de Maria Alberta Menéres que fala de um homem que vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca."
"Gil Vicente foi autor de muitas obras, sendo uma delas o «Auto da Barca do Inferno»."
"A sala de aula é um dos locais mais importantes da nossa vida, porque é lá que recebemos muita informação que contribui para o nosso conhecimento."
"A biblioteca é um sítio onde podemos aprender."
6º A
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Frases soltas... a partir das palavras escondidas!
"O professor gosta de dançar."
"Existem milhares de livros na biblioteca."
"Tenho um macaco sentado na minha sala."
"O Ulisses é muito forte."
"Eu, hoje à noite, vou ao baile da biblioteca."
"Na biblioteca todos fazem silêncio."
"O Ulisses foi meu advogado."
"O Gil Vicente foi um grande escritor."
"O Zorro é uma personagem de ficção criada em 1919."
"A biblioteca serve para estudar."
"O Gil Vicente é uma equipa difícil de vencer."
6º E
Cabeças no ar - baile da biblioteca
Sou o vosso _____________
E sei de um baile de gala
Que se dá todas as noites
Nas _________ da tua _____
Olha ________ o Argonauta
A dançar com o mar à proa
Aquele é o senhor ___________
A dançar com a sua ___________
Olha o mestre _____ ___________
Entre a rainha e o povo
E aquele à frente é o Aleixo
É o _______ do povo
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile, é o baile
Da ______________
Sai o ______ de rompante
Numa lombada de couro
A declarar ser migrante
Para a _______ do tesouro
Ao piano o _______ d'Abranhos
Não dá sinais de abrandar
É preciso o sol nascer
Para o _______ acabar
Como se anda Dom ________
Largando da mão a lança
Vamos dormir tío Antunes
Que amanhã também se dança
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile, é o baile
Da biblioteca
Subscrever:
Mensagens (Atom)






