Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Escolar. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Plano de Educação para a Saúde


No âmbito do Programa Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas José Saramago, coordenado pela Professora Ana Martins de Ataíde, a enfermeira Vânia Carvalho do Centro de Saúde de Palmela, membro da equipa da Saúde Escolar do município esteve no passado dia dezassete de janeiro, terça-feira na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas José Saramago com a turma E do sexto ano de escolaridade.
Foi uma conversa agradável, com a interação de todos os envolvidos, nomeadamente professores e alunos sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo, sobretudo com a nossa alimentação. A senhora enfermeira apresentou um PowerPoint com imagens bem ilustrativas sobre a obesidade, a bulimia, e também falou sobre o bem que fazemos quando temos boas práticas, como o andar a pé e comer de uma forma equilibrada sem excessos. (Podes fazer download em http://www.slideshare.net/goncasilva/hbitos-promotores-de-sade-sade-escolar) A intervenção da senhora enfermeira terminou com um jogo sobre o que devemos e o que não devemos fazer para preservar a nossa saúde.

Uma aula de Estudo Acompanhado...


Hoje veio à escola uma enfermeira chamada Vânia, que nos falou da alimentação e dos cuidados que devemos ter com a nossa saúde.

Fizémos mudanças na sala para a enfermeira nos poder ver melhor. A enfermeira começou a falar sobre o «pequeno-almoço» e perguntou-nos quantas horas dormíamos por noita. Devem ser, em média, oito horas por noite.

A enfermeira falou e também fez perguntas sobre o tempo que ficavamos no computador.

Falou-no stambém sobre as calorias dos croiassants e dos bolicaus, no entanto, não chegou a responder, pois foi interrompida pela fotografia que o professor Gonçalo tirou.

Depois começamos a fazer um jogo em que nos foi dado um papel com muitos pontos de interrogação. O papel seria rasgado, cada vez que dizímaos "Sim" às perguntas da enfermeira.

A enfermeira explicou que o papel era o nosso corpo e que cada pedacinho representava as doenças dos problemas que podíamos vir a ter.
Como muitas pessoas quase ficaram sem corpo, fizeram o jogo ao contrário para poder ser mais divertido. Houve uns que, mesmo assim, não conseguiram.
No final fizémos um outro jogo sobre o verdadeiro e falso...
Foi muito engraçado, foi uma aula diferente de todas as outras que tive.
A enfermeira Vânia abrilhantou a sua apresentação com um PowerPoint que podes ter acesso aqui.
J. C.
6º E