terça-feira, 18 de outubro de 2011

A biblioteca

Era uma vez um menino chamado André que foi à biblioteca municipal.
Nessa biblioteca havia um livro muito especial que ele gostava muito de ler, e quase todos os dias ia lá.
Um dia encontrou um livro absolutamente fantástico. O livro era sobre animais.
Ele, o menino André, gostava muito da bibliotecária e ele conversava muito com a senhora bibliotecária.
Eles brincavam muito, contavam muitas histórias e liam livros.
E houve um dia que a biblioteca teve que fechar, a bibliotecária foi-se embora da cidade e o André ficou muito triste porque nunca mais voltou a ver a senhora bibliotecária.

Eu na biblioteca

Estava eu na biblioteca à procura de um livro de aventuras e fui ter com a bibliotecária perguntar onde estavam.
Ela disse-me que estava na última prateleira.
Eu segui as suas instruções até encontrar o livro perfeito. Sentei-me numa mesa sozinha e comecei a ler. O livro era perfeito! A aventura que lá estava escrito era demais!
Entretanto, a bibliotecária veio ter comigo e disse que estava na hora da biblioteca fechar! Como o livro já estava requisitado, fui embora e quando cheguei a casa contei à minha mãe e ao meu pai!




6º A

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Recontar a história do "Isqueiro Mágico"



 "Certo dia, um soldado encontrou uma bruxa. A bruxa, vestida com o seu chapéu e tradicional manto preto queria ficar rica.
     Assim, a bruxa convenceu o soldado a descer pela raíz da árvore.
     Depois de descer, o soldado Jaime, com uma chave, conseguiu abrir uma porta e descobriu um tesouro.
     A bruxa rabuxa lançou um feitiço contra o soldado. O soldado ficou muito pensativo por não ter conseguido ficar com o tesouro.
     Quando chegou à sua cabana vestiu o seu uniforme de reserva e olhou para a arca de ouro que a bruxa ainda não tinha roubado.
      Lá resolveu partilhar o tesouro com todos os seus vizinhos que mais precisavam de ajuda."

Ca. Ca. - 6º E

Um soldado e pêras !
     Certo dia, um soldado encontrou uma bruxa. A bruxa, vestida com o seu chapéu e tradicional manto preto, queria ficar rica.
   Assim, a bruxa convenceu o soldado a descer a floresta.
  Depois de descer, a bruxa Tombaleu tentou lançar um feitiço ao soldado.
   Quando o apanhou , despiu-o e roubou-lhe o dinheiro. O soldado Elias ficou de roupa interior e triste .
   Quando chegou à sua cabana vestiu o seu uniforme de reserva e olhou para a arca de ouro que a bruxa ainda não tinha roubado.
   O soldado decidiu dar algum dinheiro aos pobres e ficar com o resto.
R. R - 6º E



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Uma pequena história sobre a biblioteca...

     A biblioteca organizou uma atividade para descobrir quem lia mais livros durante um mês.
   Todos os alunos tentavam ler o mais possível.
   Mas, existiam uns alunos que não gostavam de ler, e gozavam com outros que liam. Imaginem o espanto que esses alunos tiveram quando a professora coordenadora da biblioteca entregou uma P53 ao aluno vencedor.
    Os alunos que não gostavam de ler apanharam logo uma vontade de ler...

C. C. - 6º E

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Continuação das aventuras do naúfrago da "Peregrinação" de Fernão Mendes Pionto

       Depois de mendigar de porta em porta, com muito pouco do que tinha, viu um senhor ao andar pela rua. O senhor muito gentil comigo levou-o para sua casa.
      O naúfrago, depois de estar confortável, explicou a sua viagem.
       - A minha viagem foi a descoberta de novas terras, mas não correu bem, pois uma tempestade levou-nos até uma ilha - explicou o náufrago - ficámos lá três dias e vivemos muitas aventuras.
        Mais tarde, conheceu uma bela rapariga, a filha do senhor gentil, e teve filhos e uma família.

R. S. - 6º E

C.Q. - 6º A

sábado, 1 de outubro de 2011

Frases soltas...a partir das palavras escondidas

"O meu professor de Língua Portuguesa ensina-me muitas coisas."

"O Fernando Pessoa era um poeta muito importante."

"Na biblioteca há muitos livros."

"Nos livros há muitos exercícios para fazer antes dos testes."

"O maior tesouro do mundo são as crianças."

"Há livros de vários temas, uns mais interessantes que outros."

"Cada disciplina, normalmente, tem um professor."

"Cada livro tem o seu tesouro."

"O Professor é uma pessoa que transmite bastantes conhecimentos aos alunos."

"Ulisses é um mito grego representado na Odisseia."

"Na minha sala de aula, todos vamos aprender."

"Um professor é a pessoa que nos ensina e ajuda a crescer."

"A biblioteca é um local onde se pode encontrar enúmeros livros para estudar e fazer pesquisas."

"Ulisses é o nome de uma obra de Maria Alberta Menéres que fala de um homem que vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca."

"Gil Vicente foi autor de muitas obras, sendo uma delas o «Auto da Barca do Inferno»."

"A sala de aula é um dos locais mais importantes da nossa vida, porque é lá que recebemos muita informação que contribui para o nosso conhecimento."

"A biblioteca é um sítio onde podemos aprender."


6º A



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Frases soltas... a partir das palavras escondidas!

"O professor gosta de dançar."

"Existem milhares de livros na biblioteca."


"Tenho um macaco sentado na minha sala."


"O Ulisses é muito forte."


"Eu, hoje à noite, vou ao baile da biblioteca."


"Na biblioteca todos fazem silêncio."


"O Ulisses foi meu advogado."


"O Gil Vicente foi um grande escritor."


"O Zorro é uma personagem de ficção criada em 1919."


"A biblioteca serve para estudar."


"O Gil Vicente é uma equipa difícil de vencer."



6º E

Cabeças no ar - baile da biblioteca



Sou o vosso _____________
E sei de um baile de gala
Que se dá todas as noites
Nas _________ da tua _____

Olha ________ o Argonauta
A dançar com o mar à proa
Aquele é o senhor ___________
A dançar com a sua ___________

Olha o mestre _____ ___________
Entre a rainha e o povo
E aquele à frente é o Aleixo
É o _______ do povo

É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile, é o baile
Da ______________

Sai o ______ de rompante
Numa lombada de couro
A declarar ser migrante
Para a _______ do tesouro

Ao piano o _______ d'Abranhos
Não dá sinais de abrandar
É preciso o sol nascer
Para o _______ acabar

Como se anda Dom ________
Largando da mão a lança
Vamos dormir tío Antunes
Que amanhã também se dança

É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile, é o baile
Da biblioteca

sábado, 19 de março de 2011

Ciências Naturais e Físico-Químicas no dia-a-dia!

No dia 21 de Fevereiro as turmas A, B, C e D do 8º ano foram a uma visita de estudo ao Aquário Vasco da Gama no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e ao Centro Ciência Viva, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Os alunos fizeram uma avaliação bastante positiva da visita, uma vez que os espaços não formais como os Museus e os Centros de Ciência, contribuem para obter aprendizagens diferentes das efectuadas em sala de aula.


AQUÁRIO VASCO DA GAMA





Na parte da manhã visitamos o Aquário Vasco da Gama, onde os alunos conheceram várias espécies de animais, o seu modo de alimentação, características físicas, tipos de relações entre seres vivos, etc.



Os alunos observaram os diferentes animais e fotografaram diferentes espécies, quer no interior quer no exterior do museu.












CENTRO CIÊNCIA VIVA - SINTRA

Os alunos a exploraram um espaço dinâmico e interactivo, onde se concentram várias actividades.

A exposição permitiu satisfazer a curiosidade, mediante uma divertida experiência de observação e manuseamento de módulos. Como será a nossa pele vista de perto? O que será mais arrepiante: um looping numa montanha russa ou uma aranha peluda? E como será saltar à macaca num grande tapete musical?







domingo, 13 de março de 2011

Ano Internacional das Florestas


"A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, tendo como objectivo mobilizar a comunidade para assegurar a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas a nível mundial".

Foi lançado o Concurso Descobrir a Floresta apresentando-se como um desafio à comunidade educativa na concepção de trabalhos versando o estudo de um ecossistema florestal a nível local, regional ou nacional. Pretende-se envolver alunos, professores e as escolas, com o apoio de autarquias/empresas, na concepção de trabalhos que promovam a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de conhecer, gerir e preservar as florestas de uma forma sustentável.
A preservação das florestas são fundamentais na manutenção do equilíbrio dinâmico do nosso Planeta, nomeadamente:

  • no suporte da biodiversidade;
  • na manutenção da qualidade do ar;
  • no equilíbrio do efeito de estufa e, consequentemente, no clima a nível mundial.
Preserva a Floresta e terás um futuro melhor!

Clube da Ciência I - Biodiversidade

O ano de 2010 foi assinalado como o Ano Internacional da Biodiversidade. No entanto, continua a haver uma constante preocupação com as questões relaccionadas com este tema.
Os alunos da EB José Saramago estão familiarizados com algumas espécies de plantas e animais que se encontram no recinto escolar, pois já as fotografaram de perto, para participarem no concurso Biodiversidade sem Limites!

A Escola continua a desenvolver iniciativas no âmbito da protecção da Natureza. Assim, pretende desenvolver o gosto e o interesse dos jovens pelas Ciências da Vida e, principalmente, sensibilizar as novas gerações para a questão da conservação da Natureza e da Biodiversidade e para o problema da gestão sustentável de espécies e habitats naturais no nosso planeta.


O Projecto "Poça, Pocinha, Poceirão" apresentado pelo Agrupmento na Fundação Ilídio Pinho, abarca esta temática pois pretende "conhecer e compreender a biodiversidade local, estudar a
qualidade da água da zona e por sua vez a sua qualidade ambiental".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dinossauros à solta!

No passado dia 28 de Janeiro, as turmas B, D e E do 7º ano foram a uma visita de estudo à Lourinhã, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Os alunos do 7ºD partilham aqui a sua experiência de um dia memorável!


Museu da Lourinhã


Na primeira parte da exposição fomos acompanhados por uma guia que nos falou sobre os artefactos pré-históricos encontrados na zona da Lourinhã, como por exemplo o crânio de uma menina a quem chamaram Joana. Não se sabe ao certo o seu nome verdadeiro, apenas que era uma criança pequena, mas também não se sabe as causas da sua morte.
Na segunda parte da exposição vimos algumas das profissões que havia antigamente naquela região, como por exemplo o barbeiro, o boticário e o escritor, que ainda há hoje em dia.
Na Lourinhã, duas das profissões mais comuns eram a produção de vinho e a agricultura, à semelhança do que ainda acontece aqui no Poceirão.
Para saberes mais consulta o livro "Povos Primitivos" de Phil Wilkinson, publicado em 1989 pela Editorial Verbo, que existe na nossa BE.
Catarina Parreira; Linda Silva; Nuno Caçoete; Pedro Rosa; Tatiana Cardoso


Em seguida passámos a outra sala do museu que tinha fósseis de dinossauros. O dinheirossauros lourinhanensis foi encontrado na praia Porto Dinheiro, daí o seu nome.Dentro do seu estômago encontravam-se gastrólitos, que ajudam na sua digestão.
Para saberes mais consulta o livro "Dinossauros", de Paul Willis, publicado em 2003 pelo Círculo de Leitores, que existe na nossa BE (cota 568.19 WIL).
Damião Sousa; Orlando Barbacinhas; Paulo Dinis; Sergiu Pricop


Arriba fóssil

Na primeira praia estivemos a falar sobre as camadas das rochas e o guia explicou que, segundo o princípio da sobreposição dos estratos, as camadas mais recentes eram as rochas que estavan por cima e as mais antigas eram as rochas que estavam por baixo. Ainda nessa praia vimos rochas com marcas (icnofósseis), como por exemplo, os túneis que as minhocas deixaram nas rochas. Através das rochas podíamos ver como era o tempo, por exemplo, quando chovia muito as rochas tinham uma camada com sedimentos grossos e de grande espessura.
Se quiseres saber mais sobre fósseis consulta o livro "Fósseis" de Henry Gee, C. Fitzsimons e S. McCormick, publicado em 1997 pela editora Plátano.
Henrique Almeida, Mihaela Manole, Milena Martins, Rossana Pereira.


Praia da Consolação

Na Praia da Consolação, na Lourinhã, havia rochas e não havia areia. Havia dois tipos de fósseis que eram os corais e os bivalves. O monitor que nos acompanhou explicou tudo sobre os corais e os bivalves e ficámos a saber mais sobre estes dois tipos de fósseis e o ambiente em que eles viveram.
Se quiseres saber mais sobre rochas consulta o livro "Rochas" de Janice Lacock, publicado em 1988 pela editora Verbo, que se encontra na nossa Biblioteca Escolar.
Cátia Oliveira, Neuza Bonito, Rodrigo Leandro


O convívio
O convívio saudável começou de manhã quando chegámos à Lourinhã e parámos para o lanche. Depois de visitarmos o museu, chegou a hora do almoço: a parte que nós mais gostámos! Comemos, convivemos com os colegas e os professores e tirámos muitas fotografias. Para além dos conhecimentos que adquirimos na visita de estudo, a parte que a tornou mais interessante foi o convívio entre todos!
Se quiseres ler um livro de aventuras, como estas que tivemos neste dia, procura o livro "Uma aventura na falésia" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, publicado em 1983 pela editora Caminho, e que se encontra na nossa Biblioteca Escolar.
Catarina Silva, Neuza Gomes, Pedro Fernandes




Para a realização deste trabalho tivemos a colaboração das professoras de Estudo Acompanhado, Dina Romão e Hélia Jacinto; dos professores de Ciências, Vítor Marchão e Paula Ataíde, e ainda da D. Patrícia da Biblioteca Escolar. Obrigado!