terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como realizar um trabalho de investigação?


    
Um trabalho de investigação está dividido em três partes:

a) Introdução;

b) Desenvolvimento;

c) Conclusão.


Ainda antes de escrevermos a introdução devemos fazer uma pesquisa. Para fazer a pesquisa devemos preencher a Ficha de Recolha da Informação. (Podes fazer download em http://www.slideshare.net/goncasilva/ficha-de-recolha-de-informao.)

Os livros que pesquisamos devem ser mencionados no final do nosso trabalho. Ao conjunto de documentos pesquisados para a realização de um trabalho chamamos bibliografia.
 

Introdução

Na primeira parte do nosso trabalho escrevemos os objetivos do mesmo.


Desenvolvimento

Na segunda parte do nosso trabalho escrevemos as ideias fundamentais sobre o assunto. Poderá conter algumas imagens como ilustração.


Conclusão
Na terceira e última parte do nosso trabalho escrevemos o que nós aprendemos com a realização do mesmo.


As páginas do trabalho devem ser numeradas à exceção da capa, índice, bibliografia e da contracapa.

A Turma do 5º B

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto Ler + Ciência


A Biblioteca Escolar está a desenvolver o Projeto Ler + Ciência com os alunos do 4º ano do 1ºciclo. Este Projeto pretende promover a articulação de conteúdos entre ciclos no que se refere à área das Ciências, incentivar os alunos para a prática das Ciências Experimentais, bem como, motivar os alunos para a leitura e procura de informação, em particular, no âmbito das Ciências Naturais.
Nas atividades experimentais desenvolvidas pretendeu-se que os alunos reconhecessem diferentes processos que ocorrem na Natureza, nomeadamente, no que respeita ao ciclo da água.







terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Plano de Educação para a Saúde


No âmbito do Programa Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas José Saramago, coordenado pela Professora Ana Martins de Ataíde, a enfermeira Vânia Carvalho do Centro de Saúde de Palmela, membro da equipa da Saúde Escolar do município esteve no passado dia dezassete de janeiro, terça-feira na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas José Saramago com a turma E do sexto ano de escolaridade.
Foi uma conversa agradável, com a interação de todos os envolvidos, nomeadamente professores e alunos sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo, sobretudo com a nossa alimentação. A senhora enfermeira apresentou um PowerPoint com imagens bem ilustrativas sobre a obesidade, a bulimia, e também falou sobre o bem que fazemos quando temos boas práticas, como o andar a pé e comer de uma forma equilibrada sem excessos. (Podes fazer download em http://www.slideshare.net/goncasilva/hbitos-promotores-de-sade-sade-escolar) A intervenção da senhora enfermeira terminou com um jogo sobre o que devemos e o que não devemos fazer para preservar a nossa saúde.

Uma aula de Estudo Acompanhado...


Hoje veio à escola uma enfermeira chamada Vânia, que nos falou da alimentação e dos cuidados que devemos ter com a nossa saúde.

Fizémos mudanças na sala para a enfermeira nos poder ver melhor. A enfermeira começou a falar sobre o «pequeno-almoço» e perguntou-nos quantas horas dormíamos por noita. Devem ser, em média, oito horas por noite.

A enfermeira falou e também fez perguntas sobre o tempo que ficavamos no computador.

Falou-no stambém sobre as calorias dos croiassants e dos bolicaus, no entanto, não chegou a responder, pois foi interrompida pela fotografia que o professor Gonçalo tirou.

Depois começamos a fazer um jogo em que nos foi dado um papel com muitos pontos de interrogação. O papel seria rasgado, cada vez que dizímaos "Sim" às perguntas da enfermeira.

A enfermeira explicou que o papel era o nosso corpo e que cada pedacinho representava as doenças dos problemas que podíamos vir a ter.
Como muitas pessoas quase ficaram sem corpo, fizeram o jogo ao contrário para poder ser mais divertido. Houve uns que, mesmo assim, não conseguiram.
No final fizémos um outro jogo sobre o verdadeiro e falso...
Foi muito engraçado, foi uma aula diferente de todas as outras que tive.
A enfermeira Vânia abrilhantou a sua apresentação com um PowerPoint que podes ter acesso aqui.
J. C.
6º E